5 meses

Passaram 5 meses desde que chegaste às nossas vidas meu amor mais pequenino. Têm sido 5 meses de doçura e tranquilidade. 

- És um bebé doce e muito meiguinho. Adoras beijinhos nas tuas bochechas e colinho. Gostas muito de passear, olhas para todo o lado e vais encantado da vida. Choras pouco e quando o fazes é porque tens fome ou sono. Adoras o banho, embora não gostes muito quando te estou a vestir porque nessa altura já querias era estar a mamar!! :)

- Adoras a mana e o papá. Quando eles chegam a casa fazes um sorriso enorme e dobras o riso com as macacadas que eles te fazem. Tens muitas cócegas!!

- Já brincas com vários brinquedos, já vais dando alguma atenção às pequenas histórias que a mamã te vai contando e já queres voltar as folhas (sobretudo quando são grossas e por isso mais fáceis de virar). Quando exploras um novo brinquedo, ou o levas logo à boca, ou começas a bater-lhe com a mão para ver se faz barulho (como estás habituado ao ginásio da Chicco pensas que todos os bonecos fazem barulho quando lhes bates).  

- Já comes duas refeições de sólidos: sopa e papa. Começámos a sopa cerca de 10 dias antes de fazeres 5 meses, tal como disse a médica e para ver se quando a mamã começasse a trabalhar já estavam bem introduzidas estas duas referições. Assim começámos por fazer uma sopa simples: batata, cenoura, abóbora e um bocadinho de cebola. Nesse primeiro dia ofereci-te também maçã. Resultado: 0 colheres. A primeira reação foi negativa. Assim, comecei a usar algumas estratégias que usei com a mana e coloquei batata doce em vez de batata. Resultou e começaste a comer. Não tudo no início, mas progressivemente foste comendo melhor e agora já comes bem a sopa (na base já coloco uma batata doce e uma batata normal) e a pêra (a maçã ainda não voltámos a tentar). Em termos de legumes já provaste courgette, feijão verde, abóbora, alface e couve coração.

- De manhã acordas por volta das 8 e mamas. às 11.30 comes a sopa (no infantário vai ser mais cedo), às 15.00 a papa, às 18.00 mamas, às 20.30/21.00 mamas e deitas-te, depois acordas entre as 4 e as 5, embora hoje tenha sido às 6, mamas e voltas a dormir.

- Andámos 1 semana sem sucesso a tentar introduzir o biberão. Precisas de um por dia, porque nem sempre a mamã está em casa às 18.00. Finalmente, conseguimos no final desta semana e a estratégia que resultou foi ser a mamã a dar e colocar uma gota de AEROM na tetina... O AEROM serve para tudo menos para aquilo que foi desenvolvido... Quando estou em casa continuo a dar-te de mamar nas restantes refeições.

- Esta semana vais começar o infantário (.................) e na sexta já irás todo o dia. Vamos aumentando o tempo de permanência progressivamente durante a semana.

- Estás grande e forte. Lindo e fofo. Lindo e fofo. Já disse lindo e fofo?

publicado por pipocateresa às 17:32 | comentar | favorito